O Centro de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar Tapera Real é um projeto da Associação Taperense Caminho da Liberdade, implementado a partir de 2013 com objetivo de servir de suporte para a produção, beneficiamento e comercialização dos produtos de agricultores familiares do distrito. Em 2015, com apoio e aportes financeiros da Anglo América, teve a sua sede construída, que abrange 80 metros quadrados de área.
http://cmd.mg.gov.br/noticias/revitalizacao-da-associacao-da-tapera-traz-novos-programas-sociais
Desde então, vem desenvolvendo projetos e ações de apoio aos agricultores familiares, reunidos em grupos produtivos formados principalmente mulheres. Atualmente o espaço físico é configurado em 6 compartimentos: a) cozinha – que além de oferecer suporte para refeições serve de espaço para capacitações; b) espaço anexo à cozinha em condições sanitárias adequadas para beneficiamento de produtos variados da agricultura familiar, tais como pimenta, temperos, geleias, doces, etc; c) fábrica de biscoitos – onde o grupo de mulheres Tapera Real executa sua produção;d) fábrica de açucar mascavo; e) estufa para incubação de mudas destinadas ao reflorestamento de matas de matas de galeria e áreas de preservação ambiental, além de fomento a sistemas agroflorestais; e) ponto receptivo turístico e de comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Segundo Adriana Evangelista, embora tenha sido planejado incialmente para dar apoio aos agricultores familiares do distrito da Tapera, atualmente o Centro de Referência da Agricultura Familiar vem estendendo seu alcance para agricultores de distritos vizinhos, como Santo Antônio do Cruzeiro, que vem se utilizando da Declaração de Aptidão do Pronaf coletiva (pessoa jurídica) para comercialização de seus produtos junto ao PNAE – Programa de Aquisição de Alimentação Escolar, bem como tem ofertado produtos para beneficiamento das quitandas ou venda direta no ponto receptivo.
A principal parceria do Centro de Referência da Agricultura Familiar é a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro. Além disso, a cede espaço para os grupos produtivos utilizarem em situação de regularidade (licenciamento e condições sanitárias).